Data: 13-06-2012
Criterio: B2ab(iii)
Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Croton leptobotryus têm distribuição limitada às áreas de Floresta Estacional Semidecidual, com subpopulações conhecidas em menos de 10 situações de ameaça e com uma AOO menor que 2.000 km². Nessas áreas foram reportadas monoculturas de soja e formação de pastagens com gramíneas invasoras.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Croton leptobotryus Müll.Arg.;
Família: Euphorbiaceae
Sinônimos:
Descrita originalmente na obra Fl. Bras. 11(2):155. 1873., a espécie é caracterizada pela glabrescência, estípulas triangulares; glândulas do pecíolo estipitadas e flores estaminadas pediceladas (Caruzo; Cordeiro, 2007).
A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estado de Minas Gerais, Goiás e São Paulo (Cordeiro et al., 2012).
Planta subarbustiva, terrícola; ocorre em Florestas Estacionais Semideciduais (Sobral et al., 2012) e florestas mesófilas do Brasil central e Sudeste (Caruzo; Cordeiro, 2007), associadas ao Domínio Fitogeográfico do Cerrado (Cordeiro et al., 2012).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
A degradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espécies exóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade do Domínio Fitogeográfico Cerrado. A partir de um manejo deficiente do solo, a erosão pode ser alta: em plantios convencionais de soja, a perda da camada superficial do solo é, em média, de 25 ton/ha/ano. Aproximadamente 45.000 km² do Cerrado correspondem a áreas abandonadas, onde a erosão pode ser tão elevada quanto a perda de 130 ton/ha/ano. O amplo uso de gramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas. Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogon gayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura). Metade das pastagens plantadas (cerca de 250.000 km² - uma área equivalente ao Estado de São Paulo) está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzida cobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Extinta" (EX) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado de São Paulo (SMA-SP, 2002).
- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
- SOBRAL, M.; KAMINO, L.H.Y.; OLIVEIRA, C.TSTEHMANN, J.R. ET AL. Euphorbiaceae. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.
- CARUZO, M.B.R; CORDEIRO, I. Sinopse da tribo Crotoneae Dumort. (Euphorbiaceae s.s.) no estado de São Paulo. Hoehnea, v. 34, n. 4, p. 571-585, 2007.
- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.
- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005.
CNCFlora. Croton leptobotryus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Croton leptobotryus
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 13/06/2012 - 16:53:27